greenpeace

greenpeace
É hora de mudar!

Chega de Discursos....

A hora de Agir é agora!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Carta à Rede Paranaense de Comunicação– RPC e Gazeta do Povo

Curitiba, 08 de janeiro de 2010.

Carta à Rede Paranaense de Comunicação– RPC e Gazeta do Povo

Pois é com um triste pesar que eu escrevo estas palavras aos veículos de comunicação de massa do Estado. A Prefeitura de Pontal do Paraná e as escolas, tanto a municipal como a estadual não responderam as cartas enviadas com tanta esperança pelos meus alunos. Mas com certeza os jornalistas e repórteres não deixaram de respondê-las, principalmente em forma de matéria e cobrança aos governantes e reitor da filial da UFPR.

Meus alunos não foram ouvidos, ficaram tristes e até um pouco desincentivados de lutar por uma causa que envolve o futuro do planeta. Que por sinal está sendo destruído pela ganância de alguns adultos sabichões.

A função dos adultos é deixar um mundo melhor para suas crianças, certo? E a minha função, quanto professora, é deixar que as crianças se tornem adultos melhores para o mundo.

Realmente é muito triste ver a situação que estão nossas praias, parecendo aterros sanitários, as pessoas não são capazes de gestos nobres como recolher o seu próprio lixo, menosprezam por ignorância aqueles que têm atitudes dignas como a minha e de minha família de recolher esse lixo deixado pelos outros, por amor a natureza e principalmente aos animais que vivem infelizmente com seu nicho ecológico emporcalhado pelo ser humano. A natureza agradece os pequenos gestos, a consciência fica tranquila e cada um tem no rosto a satisfação de ser útil de contribuir para o próprio bem estar e bem estar dos seres ditos não pensantes. Isso não é um favor a natureza é uma obrigação, cada um fazendo a sua parte. Porque não adianta nada ficar 11 dias num congresso em Copenhague com os maiores líderes do mundo, gastando o dinheiro público, e como diz o nosso Presidente: “e ser tão pouco inteligente” para escrever um acordo burocrático que não será cumprido. É tempo de ação, ou agimos agora individualmente ou deixamos o mundo acabar de vez, a época de discurso já passou, ou cada um se conscientiza e faz sua parte ou não teremos mais jeito.

Eu espero sinceramente que os veículos de comunicação sejam mais preocupados com estas questões que nossos políticos, porque nossas praias estão morrendo, nossos animais estão em extinção, nosso povo cada vez mais ignorante e nossa política (nas praias) infelizmente acéfala. Como se não bastasse nossas praias, a Ilha do Mel, também está totalmente poluída, e olha que a Ilha é um dos melhores pontos turísticos do litoral paranaense!

Não falo só como professora e escritora o que me traria mais autoridade argumentativa, mas como cidadã e eleitora preocupada com valores mais profundos.

Assim como na discussão do congresso em Copenhague, ninguém quer pagar a conta, ou seja, o lixo está no chão para quem quiser ver. Ainda consigo me espantar com a concorrência do Governo do Estado e com as Prefeituras, no dia 19 de dezembro mais uma vez eu e minha família recolhemos mais de 20 sacolas de lixo da praia, lixos antigos, criando conchas, por assim dizer, e de nada valeram as cartas que eu mesma entreguei nas escolas e na mão da secretária do prefeito, o lixo estava lá mais evidente do que nunca. Apareceu como por milagre um caminhão e um trator do governo, os paramos e pedimos para que eles recolhessem o lixo da praia que ensacolamos, os trabalhadores iam passar direto sem dar atenção, porém como eu estava com a câmera fotográfica nas mãos, conseguimos conversar com eles por um instante.

Como é fácil para o ser humano se acomodar ou fazer de conta que não é com ele, na cabeça dos operários nós tínhamos pegado 20 sacolas de lixo doméstico e andado alguns quilômetros para deixar na praia, e o lixo tão evidente na orla marítima, um lixo da própria população, que prefere nadar no meio do entulho ou colocar a cadeira ao lado ou em cima dele, já se acostumaram com o lixo e já o olham como se sempre fizesse parte da paisagem local, é espantoso, mas é verdade!

E o funcionário do governo se justificou que desta vez levaria o lixo, mas que a função deles era apenas recolher troncos de árvores e quanto à questão do lixo eles não poderiam fazer nada sob pena de levar multa da prefeitura, pois esta seria a função dela. Então, sob este ponto de vista, a conclusão é clara: a prefeitura que deveria dar conta do recado não dá, pois a praia infelizmente está um imenso aterro sanitário.

A UFPR é outra instituição que não deveria estar alheia ao que acontece no litoral, principalmente na questão ambiental, visto que seus cursos são ofertados justamente na parte ambiental, como o estudo dos mares, do nicho ecológico dos seres marinhos e que vivem nas restingas nativas e a beira do mar, ou será que também é só um discurso cheio de hipocrisia e que não funciona na prática? O mundo já está farto de discursos prontos e sem nenhuma eficácia. Cadê os ambientalistas da Federal?

Os professores da Federal vivem golfando na cara de toda a sociedade que seus alunos são materiais de primeira qualidade, mas só para teoria? E na hora de por a mão na massa, não há eficácia? Eu aprendi que para mandar tem que saber fazer!

O que eu vi foram alunos da federal passeando de Kombi da instituição na beira do mar, espalhando CO² e com a camiseta de proteção ambiental, que hipocrisia! É realmente, é a lei do faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço! Os estudantes deveriam honrar os seus títulos, serem modelos, e fazer valer as teorias em conjunto com as práticas, ai sim, fariam jus à camiseta! Mas enquanto olharmos somente para o nosso próprio umbigo, e não respeitarmos a natureza como se deve, certamente não conseguiremos evitar que ela nos dê o merecido troco. E para ver o quanto é real basta acompanhar as notícias do dia-a-dia: “colhemos o que plantamos”.

No dia 10 de janeiro de 2010, o Fantástico veio a reafirmar o que eu já havia alertado aos alunos e escrito ao prefeito, escolas de Pontal do Paraná e inclusive ao jornal. Porém o Fantástico só fez uma matéria sobre o que está acontecendo, meus alunos e eu estamos sugerindo ações e agindo também para tentarmos amenizar o mal que, em parte, estamos ocasionando ao nosso futuro.



Agradeço pela atenção e antecipadamente pela ação.

Karin Raphaella Silveira

Escritora de ‘O Palco Das Flores’

(P.S. Infelizmente não obtive respostas... é uma pena... viva a liberdade de expressão! )

Um comentário:

  1. O bom que a resposta veio em ação... parabéns ao prefeito de pontal, hj em 2011 retornei às praias e vi que realmente elas estão (aparentemente) limpas, já é um bom começo, tomara que continuem zelando pelo bem estar da natureza e nosso. As cartas surtiram efeito e a prefeitura está de parabéns por enquanto!

    ResponderExcluir