greenpeace

greenpeace
É hora de mudar!

Chega de Discursos....

A hora de Agir é agora!

terça-feira, 23 de março de 2010

Carta Compromisso com o Meio Ambiente

CEI Francisco Klemtz.


Curitiba, 10 de fevereiro de 2010.



Carta Compromisso com o Meio Ambiente



Somos alunos do 4º ano A, do Centro De Educação Integral Francisco Klemtz, nossas idades variam de 8 à 11 anos, moramos em Curitiba e aprendemos com o passar do tempo a sermos respeitadores do meio ambiente.

No ano passado a professora ensinou aos alunos do 4º ano a amar a natureza e a cuidar bem dela isso repercutiu para o colégio inteiro. Eles mandaram uma carta para o prefeito das praias e também para duas escolas de Pontal Do Paraná, especificamente Pontal Do Sul. Infelizmente as autoridades locais não tiveram a capacidade responder nossos colegas. Na cartinha deles estava todo o trabalho de um ano inteiro de conscientização ambiental, e as muitas coisas que aprendemos com as Miniconferências de Biodiversidade generosamente ofertada pelo senhor prefeito Beto Richa.

É uma pena que fora de Curitiba as pessoas não tenham a mesma consciência. Chegamos ao ponto de transformar um discurso, ou seja, a carta compromisso, em ação ambiental, os alunos do ano passado tornaram-se pequeninos ambientalistas e levaram para a prática o que tão pouco um adulto o faz. A professora fez uma competição de quem recolhesse mais lixo reciclável no colégio, isso incentivou a turma a recolher, por conta, na hora do recreio e no caminho escola-casa, isso despertou o amor e o respeito pela natureza, pelo nosso lar.

Nós alunos atuais ficamos imensamente felizes de poder aprender a ser cidadãos ecológicos e também pedimos a professora que fizesse com a gente o que ela fez com os alunos do ano passado... pedimos a competição de recolhimento de lixo reciclável no colégio. A professora aceitou o desafio.

O que nos entristece e muito são os adultos, que não observam mais o mundo com a mesma alegria que nós crianças. Temos um mundo inteiro pela frente e temos uma herança devastadora de sujeira, extinção, desmatamento e poluição, fora os problemas sociais.

Chegamos ao ponto que não queremos mais falar sobre tudo que os adultos fazem de errado, queremos ação, queremos bons exemplos, queremos ser ouvidos, queremos fazer algo para modificar a realidade que é tão triste e sem futuro. Como ficarão nossos filhos, se o planeta for destruído?

Queremos respostas, queremos estímulos! Que Curitiba continue mostrando sua capacidade de pensar e agir ecologicamente e que ajude nossas praias e outras cidades a seguir nosso exemplo.

Para concluir gostaríamos de dizer que somos o que definitivamente pensamos e fazemos da nossa casa. Se a tratamos mal e a sujamos estamos somente colhendo o que plantamos. Então está na hora de agir, sabemos que nós em nossa pequenez não podemos mudar o mundo sozinhos, mas se tivermos apoio podemos (co)mover o mundo!



Um grande abraço da turma do 4º ano A

Um comentário:

  1. Olá Karin... amei seu blog... tenho um tb http://eliamarafontoura.blogspot.com .. quando puder, dê uma passada! Sempre que der, vou dar uma olhadinha no seu! Bj Eliamara

    ResponderExcluir